Manual Cadastro e Admissão de Autônomo no Athenas Online – Athenas
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Manual Cadastro e Admissão de Autônomo no Athenas Online

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo orientar, de forma clara e detalhada, todos os passos necessários para realizar o cadastro e a admissão de autônomos no sistema Athenas3000. Desde a definição de campos obrigatórios até a geração automática de tarefas no Kanban, este guia garante que o processo seja executado com padronização, segurança e rastreabilidade, atendendo às exigências legais e operacionais do escritório ou da empresa usuária.

    2) DEFINIR CAMPOS OBRIGATÓRIOS NO CADASTRO DE AUTÔNOMOS

    Antes de iniciar o cadastro, é necessário configurar quais campos serão obrigatórios para o preenchimento do autônomo, garantindo padronização e consistência nos dados.

    Acesse o Módulo Pessoal menu Configurações > Folha > Campos Obrigatórios Admissão.

    Clique em [Adicionar] para criar um novo grupo, ou

    Selecione um grupo existente e clique em [Configurar Campos].

    No campo “Selecionar formulário”, escolha a opção “Cadastro de Autônomos” na lista disponível.

    Selecione os campos que deverão ser obrigatórios (ex: Nome, Data de Nascimento, Data de Admissão, etc.).

    Clique em [Salvar].

    3) HABILITAR A GERAÇÃO AUTOMÁTICA DA TAREFA DE ADMISSÃO

      Para que o sistema gere automaticamente uma tarefa de admissão no Kanban ao cadastrar o autônomo, é necessário ativar essa funcionalidade.

      Acesse o Módulo Administrativo menu Configurações > Processos > Geral.

      Marque a opção “Gerar tarefa de admissão ao cadastrar autônomos”.

      Em seguida, na seção “Formulários Kanban”, defina qual processo Kanban será utilizado para admissão de autônomos.

      4) REALIZAR O CADASTRO DO AUTÔNOMO

        Após configurar os campos obrigatórios e a geração de tarefas, siga os passos abaixo para cadastrar o autônomo.

        Acesse o Módulo Pessoal menu Cadastro > Autônomos.

        Clique em [Adicionar].

        Informe o ‘CPF’ ou ‘CNPJ’ do autônomo.

        Clique em [Continuar] para inserir os dados manualmente ou,

        Clique em [Fazer Upload de Identidade] para carregar os dados a partir de um documento.

        Preencha os campos iniciais:

        Nome completo

        Nome Fantasia (se houver)

        Data de Nascimento

        Data de Admissão

        Marque a opção Responsável Legal ECD, se aplicável

        Clique em [Salvar]. Após o salvamento inicial, preencha os demais campos obrigatórios definidos na etapa 1.

        📌 Importante:

        Após o cadastro, o sistema gerará automaticamente uma tarefa de admissão vinculada ao autônomo, com número da OS (Ordem de Serviço).

        O número da OS será exibido ao final do cadastro.

        5) LOCALIZAR A TAREFA GERADA NO KANBAN

          Com o código da OS em mãos, é possível localizar a tarefa no Kanban ou no Painel de Tarefas.

          Visualizar no Kanban:

          Acesse Movimentação > Kanban > Kanban em qualquer módulo.

          Selecione o processo Kanban definido (Formulários Kanban).

          Utilize filtros ou o número da OS para localizar a tarefa de admissão do autônomo.