Manual Configuração Admissão – Athenas Online – Athenas
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Manual Configuração Admissão – Athenas Online

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar o usuário, passo a passo, sobre como configurar as regras e permissões do processo de admissão de funcionários, utilizando as opções disponíveis na tela “Configuração de Admissão” do sistema Athenas Online.

2) CONFIGURAÇÃO ADMISSÃO

Acesse o Módulo Administrativo menu Configurações > Folha > Configuração Admissão.

A tela está dividida em abas. Abaixo, veja o passo a passo de como preencher cada campo.

🔹 Tela Principal

Validar Data de Admissão ao Editar o Pré-Cadastro

Marque essa opção clicando na caixa de seleção, caso deseje que o sistema exija a data de admissão sempre que editar uma ficha de funcionário.

Configuração Padrão

Marque se quiser que esta configuração seja aplicada como padrão para as demais empresas da base de dados.

Remover Botão Upload de Documentos

Marque a caixa se quiser esconder o botão de upload de documentos como RG, CPF e CNH no momento da admissão.

Atualizar o e-mail do usuário com o e-mail profissional

Marque para que o e-mail cadastrado no campo “e-mail profissional” substitua automaticamente o e-mail principal do usuário.

Enviar e-mail quando houver alteração no cadastro do funcionário

Marque esta opção se desejar que o sistema envie um e-mail de aviso sempre que o cadastro for alterado.

Tornar obrigatório o campo Tomador, se o agrupamento GPS for Tomador

Marque a caixa se quiser que o campo “Tomador” seja obrigatório, conforme configuração do agrupamento GPS.

Sempre inserir o salário informado na admissão nos lançamentos fixos

Marque se desejar que o valor salarial preenchido na admissão seja lançado automaticamente como valor fixo.

Liberar usuário externo para editar funcionário com e-Social autorizado

Marque se desejar permitir que o cliente (usuário externo) possa editar dados do funcionário mesmo após envio ao e-Social.

⚠️Observação:
Caso a opção “Tornar obrigatório o tomador se no Athenas3000 o agrupamento GPS estiver selecionado como tomador” esteja marcada, o campo “Tomador” na aba “Cadastrais” do cadastro do funcionário passará a ser de preenchimento obrigatório, conforme as regras definidas na configuração de agrupamento GPS do sistema.

🔹 2.1. Aba Edição

Funcionalidades do quadrante ‘Bloquear Após Envio de e-Social’.

Total

Quando habilitado, precisa escolher quantos dias após o cadastro será bloqueada totalmente a edição na ficha do funcionário cadastrado.

Não Bloquear

Quando habilitada, permite a edição do cadastro até o momento da admissão do funcionário.

Parcial

Quando habilitada, permite escolher quais abas da ficha cadastral serão bloqueadas, ou seja, caso não selecione a aba para bloquear, a mesma estará disponível para edição até o momento da admissão. Além disso, é necessário escolher quantos dias o sistema bloqueará a edição após o cadastro do funcionário.

Antes da Admissão

Quando habilitada, define quantos dias antes da admissão do funcionário cadastrado o sistema bloqueará a edição da ficha cadastral.

🔹 2.2. Aba Após Envio e-Social

Nessa aba, é possível gerenciar se a edição da ficha do funcionário cadastrado será bloqueada, não bloqueado ou bloqueio parcial quando enviado para o e-Social.

Escolha entre as opções:

Total: impede qualquer edição após envio.

Não Bloquear: permite alterações mesmo após envio.

Bloqueio Parcial: selecione quais abas serão bloqueadas após envio.

🔹 2.3. Aba Permitir Alteração

Nessa aba, é possível gerenciar quem pode editar as informações da ficha do funcionário cadastrado.

Escolha:

Somente Usuário que criou o Registro

Somente o usuário que cadastrou o funcionário poderá fazer alterações, nenhum outro usuário poderá, mesmo que tenha permissão de alteração.

Todos Usuários

Todos usuários poderão alterar as informações da ficha do funcionário cadastrado.

🔹 2.4. Aba Dias Antes

Preencha o número de dias permitidos para o cadastro do funcionário antes da data de admissão.

🔹 2.5. Aba e-Mail Automático

Selecione “Sim” para que, ao finalizar o cadastro do funcionário, o sistema envie automaticamente um e-mail contendo o login e senha de acesso ao Athenas Online.

Selecione “Não” caso não deseje o envio automático desse e-mail ao concluir o cadastro.

🔹 2.6. Aba Permitir Admissão

Selecione “Sim” para que, durante o processo de admissão, o sistema exija a execução da ação “Qualificar Funcionário”, realizando automaticamente a validação dos dados cadastrais junto à Receita Federal.

Selecione “Não” caso não deseje exigir essa validação durante a admissão do funcionário.

🔹 2.7. Aba Estagiário

Selecione os campos que deverão ser obrigatórios no cadastro de estagiários.

🔹 2.8. Aba Qualificar Funcionário

Defina a visibilidade do botão “Qualificar Funcionário” durante o processo de admissão:

Selecione “Sim” para que o botão fique visível também ao usuário externo (cliente do escritório).

Selecione “Não” para que o botão fique disponível apenas para usuários internos (equipe do escritório).

🔹 2.9. Aba Admissão Externa

Informe a quantidade de dias em que o link de admissão ficará disponível após ser gerado.

Observação:
Após o vencimento do link de admissão, será necessário gerar um novo link para que o colaborador possa acessar e concluir o preenchimento dos dados.

🔹 2.10. Tipo Contrato

Selecione os tipos de contrato de trabalho que estarão disponíveis na admissão (ex: CLT, Estágio, Temporário etc.).

🔹 2.11. Dependente

Selecione os campos que serão obrigatórios ao cadastrar dependentes.

🔹 2.12. Menor Aprendiz

Selecione os campos obrigatórios no cadastro de menor aprendiz.

⚠️Importante:

Durante a admissão de um menor aprendiz:

Na aba “Cadastrais”, selecione “Menor Aprendiz” no campo “Tipo de Contrato de Trabalho”.

Os campos obrigatórios definidos nesta aba aparecerão automaticamente para preenchimento na aba “Outros”.