Manual Inativação e Reativação do Centro de Custos no Plano de Contas – Athenas
Manual de Marca (1).pdf (8)

Manual Inativação e Reativação do Centro de Custos no Plano de Contas

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo orientar o usuário na rotina de inativação de Centros de Custo no sistema Athenas3000.

    A inativação deve ser realizada quando o Centro de Custo não puder mais receber movimentos, evitando lançamentos indevidos e garantindo maior controle gerencial.

    2) INATIVAR CENTRO DE CUSTO NO PLANO DE CONTAS

    Acesse o menu Cadastros > Centro de Custos.

    Localize o Centro de Custo que deseja inativar.

    Clique em [Alterar] para abrir a tela de edição.

    Na aba Básico, marque a opção ✔ Terminado.

    Esta marcação encerra o uso do Centro de Custo e garante que ele não poderá mais receber lançamentos.

    Clique em [OK] para confirmar a alteração.

    📌 Observação:

    O Centro de Custo ficará identificado como Inativo (Terminado) no sistema, impedindo novos registros vinculados a ele.

    3) TESTAR CENTRO DE CUSTO INATIVADO EM UM LANÇAMENTO

      Acesse o menu Movimentação > Lançamentos.

      Tente selecionar o Centro de Custo que foi previamente marcado como ✔ Terminado no cadastro.

      O sistema não apresentará este Centro de Custo na lista de opções disponíveis para lançamento.

      4) REATIVAR CENTRO DE CUSTO (Desfazer a Inativação)

        Caso seja necessário que o Centro de Custo volte a receber lançamentos, siga os passos abaixo:

        Acesse o caminho: Cadastros > Centro de Custos.

        Localize o Centro de Custo que está marcado como ✔ Terminado.

        Clique em [Alterar] para abrir a tela de edição.

        Na aba Básico, desmarque a opção Terminado.

        Clique em [OK] para salvar as alterações.

        O Centro de Custo será reativado e voltará a ficar disponível para seleção em novos lançamentos.

        M03|M01|V.3.2.58|Outubro/2025