Manual Rotina Ship Chandler

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário nas configurações de rotina do Ship Chandler.

2) CONFIGURAÇÃO

2.1. Cadastro de Usuários

Acesse o menu Arquivo > Usuários > Aba Ship Chandler.

Clique em [Procurar] para localizar o usuário.

Defina as permissões que o usuário poderá acessar nas rotinas de Ship Chandler.

Clique em [OK] para salvar.

2.2. Cadastro de Empresa

Cada Ship Chandler cadastrado pode criar um centro de custo ou poderá ter o centro de custo já cadastrado e informar no campo do Ship Chandler que veremos mais à frente.

Para definir o centro de custo acesse o menu Cadastro > Empresa > Aba Parâmetros > Subaba Administração.

Informe os códigos dos ‘Centros de Custos’ de acordo com a natureza da operação ou informe o mesmo pra todos no quadrante ‘C. Custo Processos Ship Chandler’.

Clique em [OK] para salvar.

2.3. Cadastro de Produtos

Além dos dados inerentes ao cadastro (unidade de medida, tributação, etc.) Antes de iniciar a utilização do módulo é necessário informar o nome em inglês.

Acesse o menu Cadastros > Estoque > Produtos > Aba Complemento.

Clique em [Procurar] para localizar o produto;

No campo ‘Tradução para Inglês’ informe o nome do produto em inglês;

Clique em [OK] para salvar.

3) GERANDO SHIP CHANDLER

3.1. Cadastro de Moeda

Para geração do Ship Chandler é necessário informar a moeda do dia.

Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Moedas e Índices Monetários.

Clique em [Procurar] para localizar a moeda;

Informe a ‘Data’ e ‘Valor’ do dia;

Clique em [OK] para salvar.

3.2. Gerando Ship Chandler

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Clique em [Incluir];

Informe a ‘Descrição’;

Selecione o ‘Tipo Faturamento’.

Na aba ‘Gerais’, informe:

Forma de Pagamento;

Moeda;

Banco Indicado (código do banco. Exemplo Banco do Brasil 001);

% Desc. Armador;

% Comissão Agente;

% Comissão Bordo;

% Comissão Ship C.;

Porto;

Bandeira;

Permanência;

Taxa Entrega;

Atracamento;

% Lucro;

Condições de Pagamento (descrever);

Taxa U$;

Quando clicar em Ok para salvar o ‘Centro de Custo’ é cadastrado automaticamente pelo sistema de acordo com a definição no cadastro de empresas. Porém, se for um centro de custo recorrente você poderá informar o código do centro de custo neste campo para não gerar duplicidade.

Aba ‘Pessoas’

Informe os códigos:

Armador;

Representante;

Navio;

Despachante.

Observação:

Estas pessoas são cadastradas como fornecedores e clientes no caso de navio;

Os códigos poderão ser os mesmos caso o contato seja feito diretamente com o navio.

Aba ‘Produtos’

No quadrante ‘Grupos’ informe o ‘Nome’;

Informe o ‘Markup’ a ser aplicado no campo ‘MKP’.

No quadrante ‘Itens’ selecione a flag ‘Todos’;

Informe os ‘Produtos’ por código ou digitando as primeiras letras do nome abrindo a tela de consulta. No caso de cotação já feita tecle CONTROL +R que abrirá a tela das últimas cotações;

Informe:

Quantidade;

Quantidade Confirmada;

 Preço de Custo;

Clique em [OK] para salvar.

Observações:

  1. A linha do produto ficará amarela quando preenchido a coluna ‘Qtde. Conf.’;
  2. A exibição das colunas do quadro grupo e do quadro item poderá ser customizadas. Clique na engrenagem localizada no canto esquerdo do quadrante escolha quais colunas deseja exibir.
  3. Caso não consiga incluir produtos veja se a flag ‘Todos’ esta marcada.

Depois de incluído os produtos você poderá gerar ordem de compra, invoice, proforma além do fechamento da proposta calculando os valores de acordo com o dólar do dia.

4) GERAR ORDEM DE COMPRA A PARTIR DO SHIP CHANDLER

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Marque aflag do ‘Item’;

Clique com o botão direito do mouse sobre a tela;

Selecione Operações > Criar ordem de Compra para itens Confirmados.

O sistema emite a mensagem: ‘Deseja Criar Ordem de Compra para Itens Confirmados?’;

Clique em [Sim];

O sistema mostrará a tela com o número ‘Grupo do Ship Chandler;

Clique em [OK] se estiver correto.

A ‘Ordem de Compra’ será gerada e os itens ficarão na cor vermelha;

No campo ‘Situação’ ficará com a informação ‘Enviada Ordem de Compra’.

Na aba ‘Operações Realizadas’ constará a Ordem de Compra realizada;

Dê duplo clique sobre o campo ‘Código’ abrirá a ‘Ordem de Compra’ gerada.

5) CONCLUIR SHIP CHANDLER

Depois de gerar a Ordem de Compra e fazer a entrada da mercadoria é hora de finalizar os processos gerando os preços de venda, a invoice e a nota fiscal.

5.1. Gerar Preço de Venda

Para gerar o preço de venda seguimos dois procedimentos:

  • Gravar Taxa do Dólar;
  • Calcular Preços de Venda.

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Clique com o botão direito sobre a tela,

Selecione Operações > Gravar Taxa do Dólar;

Clique com o botão direito sobre a tela,

Selecione Operações > Calcular Preço de Venda.

6) GERAR INVOICE E PROFORMA

6.1. Invoice

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Clique com o botão direito sobre a tela,

Selecione Operações > Gerar Invoice.

6.2. Proforma

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Clique com o botão direito sobre a tela,

Selecione Operações > Gerar Proforma.

Observação: Na aba ‘Operações Realizadas’ o usuário consegue acompanhar tanto a invoice quanto a proforma gerada no quadro Invoices.

7) GERAR NOTA FISCAL

Acesse o menu Movimentação > Vendas > Ship Chandler.

Clique com o botão direito sobre a tela,

Selecione Operações > Gerar Nota Fiscal.

O sistema retorna com as seguintes mensagens: ‘Confirma Emitir Nota Fiscal do Grupo (s);

Clique em [Sim].

Informe o Código do ‘Tipo de Movimento’;

Clique em [OK].

Selecione o ‘Destinatário’;

Clique em [OK].

Selecione qual ‘Markup’ utilizar;

Clique em [OK].

Depois de preencher as informações acima abrirá a tela de ‘Saídas de Mercadorias’. Proceda normal com a emissão e autorização da nota fiscal.

8) RELATÓRIOS

Clique em [Imprimir];

Selecione o ‘Tipo de Relatório’;

Informe o ‘Grupo’;

Clique em [Imprimir] ou [Visualizar].