1) OBJETIVO
Este manual tem como objetivo orientar o usuário no correto cadastro e parametrização dos Tipos de Documento, utilizados tanto nos processos financeiros (Contas a Pagar e a Receber) quanto nas rotinas do módulo Fiscal.
📌 O que são Tipos de Documento?
O Tipo de Documento é uma classificação essencial no Athenas3000 para o controle de documentos financeiros e fiscais. Ele define regras de comportamento para:
- Emissão de notas fiscais;
- Processamento de documentos extemporâneos;
- Detalhamento no contas a pagar/receber;
- Conciliação automática;
- Controle de CFOPs permitidos;
- Utilização em Nota Fiscal, entre outros.
2) CADASTRO
Acesse o menu Cadastros > Financeiro > Tipo de Documento ou;
Acesse o Módulo Fiscal menu Cadastros > Parâmetros > Tipo de Documento.
O cadastro de Tipos de Documento é utilizado tanto nas rotinas do Contas a Pagar e Receber, quanto nos processos do módulo Fiscal, sendo essencial para o correto controle, classificação e tratamento dos documentos financeiros e fiscais da empresa.
O sistema já disponibiliza, por padrão, uma base com diversos Tipos de Documento previamente cadastrados, os quais podem ser utilizados, editados ou adaptados conforme a necessidade operacional e tributária de cada organização.
2.1. Preenchimento da aba Geral
Nesta aba, informe e defina os principais comportamentos do documento:
Clique em [Incluir].
Nome:
Digite o título ou descrição do tipo de documento (ex: Boleto, Nota Fiscal de Entrada, Pagamento Avulso, etc.).
Número Obrigatório:
☑ Marque se o número do documento for de preenchimento obrigatório nas rotinas de lançamento.
Detalhar Documento:
☑ Marque para que seja possível visualizar e editar os detalhes no Contas a Pagar/Receber.
Documento de Emissão Própria:
☑ Marque se o documento for emitido pela própria empresa (ex: NFe de Saída).
Documento Extemporâneo:
☑ Marque quando o documento for referente a fatos geradores de períodos anteriores (ex: notas retroativas).
Devolução Requerida:
☑ Marque se este tipo de documento estiver vinculado a rotinas do módulo Protocolo (controle de devoluções).
Conciliação Automática:
☑ Marque para que o documento seja conciliado automaticamente nas rotinas financeiras.
Não Imprimir Documento:
☑ Marque se o documento não deve gerar impressão no momento da operação.
Usar em NFC-e:
☑ Marque se o documento for utilizado na venda ao consumidor final, aparecendo no fechamento de venda no módulo NFC-e.
Documento Fiscal:
Escolha entre as opções:
Materiais
Serviços Tomados
Serviços Prestados
Materiais e Serviços
Esta definição afeta a integração com os módulos fiscais e as naturezas de operação.

2.2. Preenchimento da Aba SITEGRA
Essa aba é utilizada para fins de integração fiscal e definição de regras de CFOP. Informe os seguintes campos conforme a necessidade da empresa:
Modelo de Documento Fiscal:
Ex: 01 (NF modelo 1), 55 (NF-e), 65 (NFC-e), etc.
Tipo Registro:
Classificação interna usada para efeitos de agrupamento ou filtros.
CFOPs Permitidos:
Lista de códigos fiscais de operação (CFOP) autorizados para esse tipo de documento.
📌 Essa limitação evita erros na escrituração ao garantir que apenas CFOPs compatíveis com o tipo sejam utilizados.
Tipo de Receita Financeira (Lucro Presumido):
Classificação fiscal da receita para fins de geração de obrigações acessórias e cálculos tributários no regime de lucro presumido.
Após o preenchimento das informações, clique em [OK] para salvar o novo tipo de documento.
