Manual Conferência Verbas INSS

1) OBJETIVO

    Este manual tem como objetivo instruir o usuário como conferir as verbas de cálculo do INSS.

    2) RELATÓRIO

    Acesse o menu Relatório > e-Social.

    No campo ‘Tipo do Relatório’ selecione a opção ‘Conferência de Base INSS (S-5001);

    Informe o ‘Período’;

    Clique em [Visualizar].

    Relatório de Conferência

    INSS do Sistema: O cálculo realizado pelo sistema, determina a Base de Cálculo e o Valor do INSS;

    INSS do XML e-Social: A leitura dos dados do e-Social é feita através do XML enviado no evento S-1200. No portal, são estabelecidos a Base de Cálculo e o Valor do INSS.

    Diferença de Base: Refere-se a diferença na Base de Cálculo.

    Diferença de Segurado: Refere-se a diferença no valor do INSS.

    Exemplo:
    Analisando os valores do sistema x XML do INSS.

    INSS do Sistema

    Base de Cálculo       Valor INSS

    2.269,79                         183,10

    INSS do XML

    Base de Cálculo       Valor INSS

    2.814,29                         236,53

    Diferença de Base: R$ 544,50

    Diferença de Segurado: R$ 53,43

    3) PORTAL e-SOCIAL

      Inicie a conferência com as informações disponíveis na gestão da folha de pagamento.

      Identifique as verbas envolvidas e, a partir delas, comece a análise detalhada.

      Acesse o Portal do e-Social menu Folha de Pagamento > Gestão da Folha.

      Selecione o ‘Mês’ que deseja conferir;

      Clique em Trabalhadores > Remuneração Devida.

      De acordo com o exemplo acima, pode-se observar que a diferença de R$ 554,50 consta na verba A12.

      Para analisar a verba acesse menu Empregador/Contribuinte > Tabelas > Rubricas.

      Compare a Rubrica do Portal X Rubrica do Sistema.

      No sistema acesse o menu Cadastros > Parâmetros > Verbas > Aba Incidências Gerais.

      Valide o preenchimento das incidências para cálculo da folha.

      Na aba ‘HomologNet/e-Social’ valide a ‘Natureza’ e o ‘Tipo de Rubrica’ para o e-Social.

      Na aba ‘Outros e-Social’ valide a ‘Incidência Tributária’.

      Quando o erro da verba for identificado no sistema, é necessário recalcular a folha de pagamento.

      Caso o erro esteja na verba dentro do portal, basta corrigir o envio da verba no evento S-1010 e, em seguida, retificar o evento S-1200.