Manual Cadastros Módulo Estoque

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário nos principais cadastros do módulo estoque.

2) CADASTRO MARCAS/FABRICANTES

Os produtos cadastrados podem ser agrupados por Marcas/Fabricantes.

Acesse o menu Cadastros > Estoque > Marcas/Fabricantes.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ da Marca/Fabricantes;

Os demais campos são opcionais;

Clique em [OK] para salvar.

3) CADASTRO DE GRUPO/SUBGRUPO

No sistema os produtos podem ser agrupados em grupos e subgrupos.

Acesse o menu Cadastros > Estoque > Grupo/Subgrupo.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ do grupo;

Informe o ‘Nome’ do subgrupo no quadrante ‘Subgrupos’;

Tecle seta para baixo e para cima para salvar;

O sistema disponibiliza maior opção de detalhamento. No quadrante ‘Sub Subgrupo’ o usuário pode cadastrar os produtos que irão compor o subgrupo.

Exemplo:

Grupo – Material de Consumo;

Subgrupo – Papelaria;

Sub subgrupo – Canetas.

4) CADASTRO DE UNIDADES DE MEDIDA

As unidades de medida são cadastradas para definir o controle de estoque no sistema.

No banco de dados já vem cadastrado diversas unidades de medida como padrão.

Para inclusão de nova unidade de medida acesse o menu Cadastros > Estoque > Unidade de Medida.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ da unidade de medida

Informe a ‘Sigla’;

O preenchimento dos demais campos são opcionais;

Clique em [OK] para salvar.

5) CADASTRO DE VOLUME

O cadastro de volume é indicado quando a unidade de medida da nota é diferente da unidade de medida praticada pela empresa.

Exemplo: o produto é demonstrado na Nota Fiscal em Caixas e o gerenciamento do produto no Estoque da empresa é em Unidade, então deve ser cadastrado uma unidade de Volume para gerenciar a conversão.

Para cadastrar acesse o menu Cadastros > Estoque > Volume.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ do volume;

Informe a ‘Sigla’;

O preenchimento dos demais campos devem ser realizados conforme necessidade específica da empresa;

Clique em [OK] para salvar.

6) CADASTRO DE SEÇÃO

O sistema possibilidade o agrupamento dos produtos por seção.

Para cadastrar acesse Cadastros > Estoque > Seção de Produtos.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ da seção;

Clique em [OK] para salvar.

7) CADASTRO DE LOCALIZAÇÃO

A Localização serve para agrupar os produtos por endereço.

Para cadastrar acesse o menu Cadastros > Estoque > Localização.

Clique em [Incluir];

Informe o ‘Nome’ do local;

O preenchimento dos demais campos devem ser realizados conforme necessidade específica da empresa;

Clique em [OK] para salvar.

8) CADASTRO DE ALMOXARIFADO

O banco de dados do sistema já traz vem cadastrado o ‘Almoxarifado Padrão’.

Para novo cadastro acesse o menu Cadastros > Estoque > Almoxarifado.

Clique em [Incluir];

O preenchimento dos demais campos devem ser realizados conforme necessidade específica da empresa;

Clique em [OK] para salvar.

9) CADASTROS DE PRODUTOS

Vamos detalhar o preenchimento de duas abas principais: Aba Básico e Específico.

Acesse o menu Cadastros > Estoque > Produtos.

9.1. Aba Básico

Nesta guia é necessário o preenchimento dos seguintes campos:

Nome: Informe o nome do produto;

Nome Fantasia: Caso Utilize o nome fantasia do produto;

Referência: Informe caso utilize este código;

Natureza: Informe o código de acordo com a natureza do produto;

Campo Marca/Fabricante: Informe caso seja feito o controle por fabricante;

Campo Unidade: Informe a unidade de medida que será utilizada no produto;

Campo Seção: Informe a seção que será utilizada no produto; Volume/Embalagem: informe o código de volume caso haja a necessidade de conversão da forma que o produto vem embalado para a forma que a empresa fará o controle do produto;

Grupo, subgrupo e sub subgrupo: Informe o código do agrupamento;

Est. Min. e Est. Max.: Caso a empresa opte por controlar estoque máximo e mínimo, informe nestes campos a quantidade mínima e máxima que deverá ter no estoque para que o sistema faça o controle;

NCM: Informe o código da NCM do produto.

O preenchimento dos demais campos devem ser realizados conforme necessidade específica da empresa;

Clique em [OK] para salvar.

9.2. Aba Específico

Nesta guia é necessário o preenchimento dos seguintes campos:

Preços de Custo: Informe o preço de custo do produto, os demais preços de custos serão preenchidos a medida que o produto for movimentado no sistema; P. Venda: O sistema permite que se informe até 4 preços de venda de acordo com a necessidade da empresa;

Localização: Informe a localização que será utilizada no produto;

Sub Guia Sit. Tributária: Esta guia é para preenchimento das parametrizações fiscais do produto sendo:

Campo Situação Tributária Saída: Este campo divide-se em dois grupos:  Situação de Origem: Informe o código de acordo com a origem do produto;

Forma de Tributação (SIT): Informe o código de acordo com a situação tributária do produto na saída;

Campo Situação Tributária Entrada: Este campo divide-se em dois grupos:

Campo Situação Tributária Saída: Este campo divide-se em dois grupos:  Situação de Origem: Informe o código de acordo com a origem do produto;

Forma de Tributação (SIT): Informe o código de acordo com a situação tributária do produto na saída;

Situação Tributária PIS e COFINS: o Este campo também divide-se em entrada e saída, informe o código de acordo com o enquadramento do produto;

Sub Guia Sit. Tributária2: Esta guia é a continuidade da guia anterior para preenchimento das parametrizações fiscais do produto sendo:

Pauta ICMS ST e modalidade ICMS ST: informe a pauta de ICMS ST, caso o produto a utilize;

Pauta ICMS e modalidade ICMS: Informe a pauta, caso exista, e a modalidade do ICMS.

Caso fique em branco o sistema irá utilizar 3 – Valor da Operação;

Situação Tributária IPI: o Este campo também divide-se em entrada e saída, informe o código de acordo com o enquadramento deste produto;

Cód. Enquadramento Geral: Informe somente no campo geral o código 999 a não ser que o produto seja da categoria de cigarros ou bebidas que tem código específico;

Sub Guia Alíquotas: Esta guia é a continuidade da guia anterior para preenchimento das alíquotas do produto:

Preencha as Alíquotas de IPI, ISS, PIS, COFINS e demais alíquotas de acordo com a apuração da empresa;

Quadro ICMS: o Neste campo, preencha a UF do seu estado.

Preencha também, se houver, o percentual de redução e base de cálculo e a Margem de Lucro da ST.

Clique em [OK] para salvar.

Observações:

  • Campos Referência, Seção, Marca/Fabricante, Volume e Localização são de preenchimento opcionais;
  • Campos de Situações Tributárias e Alíquotas devem ter seu preenchimento acompanhado da consultoria Fiscal da Empresa afim de evitar erros de tributações e declarações obrigatórias.