Manual Configuração e Geração do Arquivo MANAD

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário nas configurações e geração do arquivo MANAD no módulo contábil.

2) CONFIGURAÇÃO

2.1. Plano de Contas Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Contabilidade 1 para identificar o ‘Plano de Contas’ utilizado pela empresa.

Acesse o menu Cadastros > Modelo de Plano de Contas.

Clique em [Procurar] para localizar o Plano de Contas;

Informe no campo ‘2 Digitos Iniciais Natureza Manad’ o dígito inicial de cada grupo de contas com ZERO à esquerda, observando o PL que deverá conter os dois primeiros dígitos do número da conta.

Exemplo: Nº Conta Patrimônio Líquido = 230000000000

01 Ativo

02 Passivo

23 Patrimônio Líquido

03 Despesas

04 Receitas

Clique em [OK] para salvar.

2.2. Cadastro Empresas

Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Responsáveis.

Informe a ‘Data Início da Prest. Serviço’;

Clique em [OK] para salvar.

3) GERAÇÃO ARQUIVO MANAD

Acesse o menu Arquivo > Exportar > MANAD.

Selecione o ‘Período’;

Informe o ‘Local’ onde o arquivo gerado será salvo;

Marque os demais filtros conforme necessidade;

Clique em [Exportar].