Manual Cadastro Centro de Custos

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário como cadastrar centro de custos.

2) CENTRO DE CUSTOS

O Sistema traz no banco de dados um modelo de ‘Centro de Custo’ cadastrados.

Caso opte por cadastrar um modelo próprio siga os passos abaixo.

O Cadastro do Centro de Custos é definindo o formato do mesmo no cadastro de empresas.

Acesse o menu Cadastros > Empresas > Aba Parâmetros > Subaba Financeiro.

Informe o código de cadastro do Centro de Custo para que o sistema reconheça o plano nos lançamentos contábeis.

Clique em [OK] para salvar.

Campo Formato:

Supomos que seu centro de custo tenha 3 níveis e seu classificador funcione da seguinte forma:

9.99.999

Definimos então o campo formato da seguinte forma:

123

  1. Define que o primeiro nível irá variar de 0 a 9;
  2. Define que o segundo nível irá variar de 0 a 99;
  3. Define que o quarto nível irá variar de 0 a 999.

Atenção: após definido o formato do Centro de Custos o mesmo não poderá ser alterado, portanto defina muito bem o formato para evitar quaisquer contratempos no decorrer do uso do sistema.

2.1. Cadastrando Centro de Custos

Após definido o código e o formato do Centro de Custo no cadastro da empresa acesse o menu Cadastros > Financeiro > Centro de Custos.

O Centro de Custos tem dois tipos de contas as serem incluídas as ‘Sintéticas’ e as ‘Analíticas’.

Para incluir ‘Conta Sintética’, clique em [I. Conta];

Defina o ‘Nome da Conta’;

Informe o ‘Tipo’ – Sintética ou Analítica;

Clique em [OK] para salvar.

Para incluir ‘Conta Analítica’, clique sobre a conta sintética e em seguida clique em [I. Sub Conta];

Exemplo: Para criar a conta ‘Diretoria’, clique sobre a conta ‘Administrativo’ em seguida clique em [I. Sub Conta].

Defina o ‘Nome da Conta’;

Informe o ‘Tipo’ – Sintética ou Analítica;

Clique em [OK] para salvar.

Observação: As Contas Analíticas devem ser utilizadas no último nível da estrutura da máscara do plano de contas para melhor operacionalização.