Origem 1: Nota(s) não confirmadas:
778 – Rejeição: Informado NCM inexistente.
Quando uma NF-e é emitida e o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não consta na tabela de NCM divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, será retornada a rejeição “778 – Informado NCM inexistente”.
Solução:
Passo 1: Acesse o Portal da NF’e e baixe a planilha atualizada com a lista de NCM válidos.
Link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/NJarYc9nus=
![](https://www.athenas.online/wp-content/uploads/2023/11/Imagem-1-17-1024x526.png)
Passo 2: Confira o código NCM dos itens da NF’e com a tabela baixada no portal da NF’e.
Caso o NCM não esteja cadastrado no sistema acesse o menu Cadastros > Estoque > NCM para incluir.
![](https://www.athenas.online/wp-content/uploads/2023/11/Imagem-2-15-1024x629.png)
Passo 3: Associe o NCM ao produto.
Acesse o menu Cadastro > Estoque > Produtos > Aba Básico.
![](https://www.athenas.online/wp-content/uploads/2023/11/Imagem-3-8-1024x680.png)