Manual Módulo de Compras

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário como executar as rotinas do Módulo Compras.

2) REQUISIÇÃO DE MATERIAL

Acesse o menu Movimentação > Estoque > Requisição Material/Serviços.

Clique em [Incluir];

Selecione o ‘Requisitante’;

Selecione o ‘Almoxarifado’;

Informe o ‘Centro de Custo’ caso utilize;

Selecione a ‘Prioridade’;

Na aba ‘Materiais’ informe a ‘Produto’ requisitado e a quantidade;

Clique em [Compra];

Em seguida clique em [OK] para salvar.

Observação: o produto deve esta previamente cadastrado.

2.1. Painel de Requisição

Para acompanhar as Requisições de Materiais acesse o menu Movimentação > Estoque > Painel de Requisição.

Informe o ‘Período’;

Clique em [Listar];

O sistema demonstra a situação do pedido e as informações da requisição.

3) AUTORIZAÇÃO DE COMPRAS

Acesse o menu Movimentação > Estoque > Autorização de Compras > Aba Solicitações do Período.

Informe o ‘Período’;

Clique em [Criar Lista].

Para ‘Autorizar a Compra’ clique em [Todos] ou [Selecionada];

Em seguida clique em [Efetivar Lib.].

O sistema emitirá a mensagem ‘Deseja Efetivar as Autorizações?’

Clique em [Sim] para concluir.

3.1. Gerar Mapa de Cotação

Acesse o menu Movimentação > Estoque > Autorização de Compras > Aba Itens Liberados.

Selecione o ‘Item’ que deseja liberar;

Clique em [Gerar Mapa de Cotação].

O sistema emitirá a mensagem ‘Deseja Realmente Gerar Mapa de Cotação?’

Clique em [Sim] para concluir.

4) MAPA DE COTAÇÃO

Acesse o menu Movimentação > Estoque > Mapa de Cotação de Preços > Aba Cotação.

Clique em [Procurar] para localizar o Mapa de Cotação gerado;

Na subaba ‘Passo 1 – Produtos’ irão constar a listagem dos produtos requisitados.

Clique em [Fornecedores] para seguir para o próximo passo.

Na subaba Passo 2 – Fornecedores/Preços;

Informe o(s) Fornecedores(s) para enviar a cotação de preço.

Para gerar a ‘Ficha de Cotação’ clique em [Imprimir];

Selecione a opção Ficha Individual de Tomada de Preço > Geral;

Caso o usuário tenha e-mail cadastro, é possível o envio do Mapa de Cotação pelo sistema.

Basta clicar no ícone indicado abaixo, caso contrário o usuário pode salvar e enviar conforme necessidade.

Após receber retorno dos valores cotados, informe o preço no campo indicado abaixo, selecionando cada fornecedor.

Clique em [Apuração] para seguir para o próximo passo.

Na subaba Passo 3 – Apuração;

O sistema possibilita várias analises do fornecedor com melhor custo x benefício.

Verifique as opções no campo ‘Resultado Geral’ e selecione a melhor opção conforme necessidade.

Clique em [Fechamento] para seguir para o próximo passo.

Na subaba Passo 4 – Fechamento;

Selecione o ‘Responsável pela Cotação’;

Clique em [Ordem de Compra].

5) AUTORIZAÇÃO MAPA DE COTAÇÃO

Para Configuração e Autorização do Mapa de Cotação acesse o manual no link:

Manual Autorização Mapa de Cotação

6) AUTORIZAÇÃO ORDEM DE COMPRA

Acesse o menu Movimentação > Estoque > Autorização de Ordens de Compra.

Informe o ‘Período’;

Selecione a ‘Situação da Autorização’;

Clique em [Listar];

Selecione a ‘Ordem de Compra’ que irá autorizar;

Clique em [Autorizar].

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