Manual Criar Conta Contábil por Planilha

1) OBJETIVO

Este manual tem como objetivo instruir o usuário como criar conta contábil importando planilha em Excel.

2) CRIAR PLANILHA

A planilha em Excel precisa obrigatoriamente conter as seguintes colunas:

Classificador;

Tipo – Analítica ou Sintética;

Natureza – Devedora ou Credora;

Nome da Conta Contábil;

Conta Mãe;

Opcionalmente pode ter as colunas:

Código Reduzido;

Empresas (essa coluna define o preenchimento do campo ‘Empresas que podem acessar’ dentro do cadastro do plano de contas).

Observação: caso a numeração das colunas ‘código reduzido’ e ‘classificador’ já conste cadastrada no sistema, haverá a substituição da numeração para a próxima subsequente.

3) IMPORTAR EM EXCEL

Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.

Clique o com botão direito do mouse sobre a tela;

Selecione a opção Importações > Importar Plano Contas Excel.

Selecione a ‘Planilha’;

Clique em [Abrir];

Marque a flag ‘Meus Dados Possuem Cabeçalho’ para deixar gravado o layout da planilha;

Informe a ‘letra’ da coluna da planilha em Excel corresponde a cada campo;

O sistema emite uma mensagem informando que o processo foi terminado.

4) CONFERÊNCIA DA IMPORTAÇÃO

Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.

Realize a busca da conta contábil importada.

5) INCLUIR NÍVEL NAS CONTAS CONTÁBEIS IMPORTADAS

Clique com o botão direito do mouse sobre a tela;

Selecione a opção Operações > Organizar Plano de Contas.

6) MARCAR A OPÇÃO BALANÇO

Clique com o botão direito do mouse sobre a tela;

Selecione a opção Operações > Marcar as Contas do Grupo 1 e 2 para o Balanço.

Observação: esta rotina irá marcar a opção para todo o plano de contas.