1) OBJETIVO
Este manual tem como finalidade orientar o usuário na realização do cadastro completo das informações contábeis da empresa no sistema Athenas3000, assegurando que todos os parâmetros necessários estejam devidamente configurados para a correta utilização do módulo Contábil, bem como para a geração das obrigações acessórias.
2) CADASTRO DE EMPRESA
Acesse o Módulo Contábil menu Cadastros > Empresas.
2.1. Aba Parâmetros > Subaba Dados Constitutivos
Nesta etapa, serão inseridas as informações societárias básicas da empresa, essenciais para o controle contábil, geração de demonstrativos e cumprimento de obrigações acessórias.
Preencha os seguintes campos obrigatórios:
Capital Social Total – Valor integralizado pelos sócios.
Quantidade de Quotas – Total de cotas societárias emitidas.
Data da Última Alteração Contratual – Indica a última modificação no contrato social.
Objeto Social – Descrição da(s) atividade(s) econômica(s) desenvolvida(s) pela empresa.

📌 Atenção: empresas com filiais
Se a empresa possuir uma ou mais filiais cadastradas:
Utilize o filtro de código da filial para alternar entre matriz e filiais.
Acesse a aba Cadastro Continuação da filial e preencha:
Capital Social da filial (se for diferente da matriz).
Objeto Social da filial, caso tenha atividade distinta da matriz.

2.2. Aba Parâmetros > Contabilidade 1
Nesta etapa, será definido o modelo de plano de contas contábil que será adotado pela empresa, assim como o tipo de escrituração e, se necessário, as contas padrões que alimentam as rotinas contábeis e demonstrativos financeiros.
No campo Plano de Contas, informe o código do modelo previamente cadastrado no sistema.
Este campo Tipo de Escrituração defina o modelo de escrituração contábil adotado pela empresa:
🔘 Livro Caixa
Ao selecionar essa opção, o sistema considera que a empresa adota o regime de caixa para registro contábil.
- Os registros são baseados nas entradas e saídas efetivas de recursos financeiros, e não por competência.
🔘 Contábil
Ao selecionar esta opção, a empresa utilizará a escrituração contábil completa, conforme normas do regime de competência.
- Os lançamentos são realizados considerando fatos geradores, independentemente do recebimento ou pagamento.
📌 Observações importantes:
✅ Se o modelo de plano de contas já estiver parametrizado com as contas padrões (clientes, fornecedores, receitas, despesas, etc.), o sistema preencherá automaticamente as contas sintéticas dos grupos de resultado.
⚠ Caso não exista um modelo pré-configurado ou as contas padrão não estejam vinculadas ao plano, será necessário informar manualmente os seguintes campos:
Conta de Clientes
Conta de Fornecedores
Contas de Resultado
Essas contas são utilizadas pelo sistema para lançamento automático em diversas rotinas e também na geração de relatórios e demonstrações contábeis.

2.3. Aba Parâmetros > Contabilidade 2
Nesta etapa, será definido o plano referencial exigido pela Receita Federal para a geração do SPED ECD e ECF, conforme o enquadramento tributário da empresa.
Acesse a aba Contabilidade 1 dentro do cadastro da empresa.
No campo Plano Referencial, selecione a opção compatível com o regime tributário da empresa:
Pessoa Jurídica em Geral
Seguradoras
Imunes e Isentas
Outros regimes, conforme aplicável.
Em seguida, informe o Tipo de Escrituração para fins de SPED ECF, conforme a forma de apuração do IRPJ/CSLL da empresa:
📘 Regime de Competência (Contábil)
💰 Regime de Caixa
📌 Importante:
Essas definições são essenciais para que o sistema estruture corretamente os blocos e registros do SPED, garantindo a entrega em conformidade com as normas da Receita Federal.

2.4. Aba Parâmetros > Subaba Fiscal 1
Nesta etapa, será definido o regime de tributação da empresa, informação essencial para o correto tratamento fiscal, geração de obrigações acessórias e apuração de tributos.
No campo Regime de Tributação, selecione a opção correspondente à classificação tributária da empresa:
Lucro Real
Lucro Presumido
Imune ou Isenta
Outros regimes, conforme aplicável.
Caso a empresa esteja enquadrada no Lucro Real, será necessário indicar onde ocorrerá o cálculo do IRPJ e CSLL:
🔷 Marque a flag ‘Calcular IRPJ e CSLL no Contábil’ para que a apuração seja realizada no módulo contábil.
🔶 Caso fique desmarcado a apuração ocorrerá no módulo fiscal.
📌 Importante:
A escolha correta dessa configuração impacta diretamente:
- A forma de apuração do IRPJ e CSLL;
- A estrutura do SPED ECF;
- A contabilização automática nas rotinas mensais.

2.5. Aba Parâmetros > Subaba Fiscal 2
Nesta etapa, o usuário deverá preencher os campos obrigatórios do Bloco 0 da Escrituração Contábil Fiscal (SPED ECF), de acordo com o perfil e o enquadramento tributário da empresa.
Preencha os seguintes campos, conforme as instruções da Receita Federal:
Preencha os campos:
🔹 Apuração do IRPJ e da CSLL
Selecione o regime de apuração dos tributos federais Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para a empresa cadastrada no sistema.
Opção | Descrição |
Não se Aplica | Usada para empresas que não estão obrigadas à apuração de IRPJ/CSLL, como entidades imunes ou isentas, ou empresas optantes pelo Simples Nacional. |
Anual | Apuração realizada anualmente, com recolhimento mensal por estimativa (baseado no faturamento). Deve ser usada por empresas que adotam o regime de estimativa mensal. |
Trimestral | Apuração realizada a cada trimestre (março, junho, setembro e dezembro), calculando-se os lucros de forma acumulada em períodos de três meses. |
Desobrigada | Indica que a empresa está isenta da obrigação de apuração destes tributos por alguma norma específica, como cooperativas de crédito, fundações públicas, entre outras. |
🔹 Qualificação da Pessoa Jurídica
Selecione o tipo de pessoa jurídica de acordo com sua natureza operacional.
Exemplo:PJ em Geral – Empresas que não se enquadram em regimes diferenciados como instituições financeiras, cooperativas, etc.
🔹 Tipo de Entidade:
Utilize para classificar fundações, associações, igrejas, sindicatos e demais entidades do Terceiro Setor.
✅ Recomendações:
– Sempre confirmar essas configurações com o contador responsável da empresa.
– Alterações indevidas nessas opções podem afetar o cálculo de tributos e a entrega correta de obrigações acessórias como ECD, ECF e DCTF.

2.6. Aba Parâmetros > Responsáveis
Nesta etapa, deverão ser informados os dados dos responsáveis legais e técnicos da empresa, exigidos para a correta geração dos demonstrativos contábeis e das obrigações acessórias, como o SPED ECD.
🔹 Contador Responsável
Selecione, na lista de pessoas cadastradas, o profissional que será considerado o contador responsável pela empresa. Este dado será utilizado nas obrigações acessórias.
🔹 Sócio Responsável
Informe o sócio administrador da empresa, responsável legal perante os órgãos de fiscalização. Este dado também será utilizado em declarações oficiais.
📌 Importante:
Essas informações são obrigatórias para que o sistema gere corretamente o Bloco J da ECD, bem como os termos de abertura e encerramento dos livros contábeis.
Após o preenchimento das abas, clique em [OK] para salvar o cadastro.
A empresa estará pronta para os processos de escrituração contábil, geração do SPED, apuração de IRPJ/CSLL, entre outros.
