Manual de Cadastro e Geração do Documento de Constituição de Empresa EIRELI – Athenas
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Manual de Cadastro e Geração do Documento de Constituição de Empresa EIRELI

1) OBJETIVO

    Este manual tem como finalidade orientar o usuário na utilização da funcionalidade de cadastro e emissão automática do documento de Constituição de Empresa EIRELI, utilizando o modelo padronizado disponível na plataforma Athenas Online.

    2) CADASTRO DE UM NOVO CONTRATO SOCIAL

    Acesse o Módulo Administrativo menu Movimentação > Documentos > Documentos Contratuais – Constituição EIRELI.

    Na tela Documentos Contratuais – Constituição EIRELI, clique no botão [Adicionar Nova EIRELI] para iniciar o cadastro.

    Preencha as informações da empresa para a qual o contrato será emitido.

    2.1. Dados do Titular

    Nome do Titular: Informe o nome completo do titular da empresa, sem abreviações.

    Nacionalidade: Indique a nacionalidade do titular.

    Estado Civil: Informe o estado civil completo, incluindo o regime de bens, se casado.

    Sexo: Selecione o sexo do titular (Masculino ou Feminino) no menu suspenso.

    Data de Nascimento: Insira a data no formato DD/MM/AAAA ou utilize o ícone de calendário.

    Profissão (opcional):Informe a profissão atual do titular.

    Documento: Selecione o tipo de documento de identidade (ex.: RG, CNH).

    Número do Documento 1: Informe o número do documento selecionado.

    Órgão Emissor: Especifique o órgão que emitiu o documento (ex.: SSP).

    Estado Emissor (UF): Selecione o estado que emitiu o documento.

    Número do CPF: Digite o número do CPF do titular, somente com dígitos.

    Endereço do Titular: Informe o nome da rua, avenida ou logradouro.

    Número: Número do imóvel.

    Complemento (opcional):Exemplo: Apto 302, Bloco B

    Bairro: Informe o bairro do endereço residencial.

    CEP: Informe o código de endereçamento postal, apenas números.

    Cidade: Informe o nome da cidade do endereço.

    Estado: Selecione a UF correspondente no menu suspenso.

    📌 Observação: Todos os campos que possuem um asterisco (*) ao lado do nome são de preenchimento obrigatório.

    2.2. Dados do Administrador (Opcional)

    📌 Esta seção é de preenchimento opcional e deve ser utilizada somente quando o administrador for diferente do titular.

    Nome do Administrador: Informe o nome completo do administrador da empresa, sem abreviações.

    Nacionalidade: Indique a nacionalidade do administrador.

    Estado Civil: Informe o estado civil completo, incluindo o regime de bens, se casado.

    Data de Nascimento: Insira a data no formato DD/MM/AAAA ou utilize o ícone de calendário.

    Profissão (opcional):Informe a profissão atual do administrador.

    Documento: Selecione o tipo de documento de identidade (ex.: RG, CNH).

    Número do Documento 1: Informe o número do documento selecionado.

    Órgão Emissor: Especifique o órgão que emitiu o documento (ex.: SSP).

    Estado Emissor (UF): Selecione o estado que emitiu o documento.

    Número do CPF: Digite o número do CPF do administrador, somente com dígitos.

    Endereço do Administrador: Informe o nome da rua, avenida ou logradouro.

    Número: Número do imóvel.

    Complemento (opcional):Exemplo: Apto 302, Bloco B

    Bairro: Informe o bairro do endereço residencial.

    CEP: Informe o código de endereçamento postal, apenas números.

    Cidade: Informe o nome da cidade do endereço.

    Estado: Selecione a UF correspondente no menu suspenso.

    2.3. Dados da Empresa

    Esta etapa é de preenchimento obrigatório (com exceção do campo “Bens e Direitos”), e corresponde às informações jurídicas e cadastrais da empresa a ser constituída.

    Denominação: Informe a razão social da empresa, que deve incluir obrigatoriamente a sigla EIRELI ao final.

    Endereço da Sede: Digite o nome da rua, avenida ou logradouro da sede da empresa.

    Número: Informe o número do imóvel onde está localizada a sede da empresa.

    Complemento (opcional):Campo utilizado para informar detalhes adicionais do endereço (ex.: sala, bloco, torre).

    Bairro: Informe o bairro de localização da sede.

    CEP: Digite o CEP completo, apenas com números.

    Cidade: Digite o nome da cidade da sede da empresa.

    Estado: Informe a UF (estado) onde a empresa será registrada.

    Ramo de Atividade: Descreva de forma clara o objeto social da empresa, ou seja, as atividades econômicas que ela irá exercer.

    Data de Início de Atividades: Informe a data prevista para início das operações da empresa, no formato DD/MM/AAAA.

    Valor do Capital (R$): Digite o valor do capital social integralizado em reais.

    Bens e Direitos (opcional):Caso o capital social seja composto por bens (em vez de dinheiro), descreva os bens e direitos utilizados para compor o valor integralizado.

    Após preencher todos os campos obrigatórios clique em [Salvar] para registrar as informações da empresa.

    📌 Observação: Todos os campos que possuem um asterisco (*) ao lado do nome são de preenchimento obrigatório.

    3) VISÃO GERAL DA TELA

      Após o cadastro, a tela inicial apresentará uma tabela de constituições registradas, com as seguintes informações principais:

      – Denominação da empresa

      – Data de Acesso: corresponde à data de cadastro do documento no sistema Athenas Online

      Além disso, serão exibidos ícones de ação para cada linha da tabela:

      Alterar: permite alterar os dados já cadastrados.

      Gerar Documento: exibe o modelo de constituição da EIRELI preenchido automaticamente com os dados informados.

      Excluir: remove permanentemente o documento.

      4) GERAÇÃO DO DOCUMENTO

      Ao clicar no ícone [Gerar Documento], o sistema abrirá o modelo padrão utilizado pelo Athenas, com as informações da empresa, titular e administrador já integradas ao conteúdo.

      Recursos disponíveis:

      – Edição do conteúdo diretamente na visualização.

      – Pré-visualização completa do contrato.

      – Impressão imediata para fins de arquivamento, validação ou assinatura.

      📌 Considerações Finais:

      A funcionalidade foi desenvolvida para agilizar a elaboração do contrato de constituição EIRELI, eliminando a necessidade de edição manual do conteúdo.